Como fazer cães e gatos se darem bem???
A socialização entre cães e gatos!
Vemos que muitas vezes existe uma certa barreira entre a convivência de cães e gatos isso se deve a socialização e adaptação de um novo animal na casa e isso deve ser feito de forma gradativa, Quando decidimos adotar um animal devemos pensar em varias questões, o ambiente que temos na casa, se temos um outro animal, se o animal que esta sendo adotado ja é adulto ou filhote, se o animal que ja temos em casa é adulto ou filhote e também a personalidade de cada animal, só de analisar esses aspectos ja sabemos ou temos uma ideia de como realizar essa adaptação.
1- Apresente os animais em lugares neutros porém seguros.
Quando ja se tem um cão em casa e queremos adotar um gato ou até mesmo um outro filhote de cão o primeiro passo a fazer é programar a recepção, antes de mais nada essa recepção deve ser feita de forma gradativa e m lugares neutros, antes de mais nada se divirta bastante com seu cão e gaste o máximo de energia dele possível, nesse momento em que o cão estiver mais relaxado apresente o novo filhote, mas primeiramente tenha certeza de que o gato não está estressado e não atacará ou fugirá, se perceber que o filhote de gato esta agitado o interessante é usar uma caixa de transporte e procurar um ambiente mais controlado caso o gato se sinta acuado e tente fugir. Se for um gato adulto com toda certeza ele tentará fugir por isso o ideal é procurar um lugar fechado porem neutro um lugar onde o cão não tenha acesso e não sinta que é seu território
2- Hora de leva-los para casa. e interagir com eles juntos.
Neste momento ambos os animais estarão curiosos principalmente o veterano da casa, neste momento o ideal é estar em supervisão o tempo todo e nunca os deixe sozinhos, pois não sabemos o que vai acontecer. Se houver desentendimento não force nada e recue deixando-os separados, quando ambos estiverem calmos e relaxados, obs: isso pode demorar. É a hora de tentar novamente sempre levando com naturalidade e brincando com ambos recompensando-os com muito carinho e petisco, se o gato se sentir ameaçado ele ira fugir por isso é interessante que esse ambiente de convívio dos dois seja em um ambiente fechado e com uma "rota de fuga" para o gato, sim isso mesmo, mas afinal o que é isso? gatos sã excelentes escaladores e amam ficar nas alturas coisa que os cães não conseguem fazer por isso vale a pena investir em um playground para gatos verticais como esse abaixo:
3- Aos poucos vá deixado-os interagir gradativamente.
Sempre supervisionando e aumentado o tempo de interação entre os dois e sempre recompensando, até chegar uma hora que eles estarão confortáveis juntos, porém ainda nãe é hora de deixa-los sozinhos juntos.
4- Consolidando a amizade.
Nesse momento é hora de consolidar a amizade para que eles fiquem sozinhos juntos e como fazer isso? simples cães e gatos possuem o olfato muito aguçado e ambos demarcam o território pelo cheiro o ideal é que neste momento façamos a troca de cobertores que eles usam com seus respectivos cheiros e observar se houve estresse ou não caso haja é necessário paciência e nunca brigar e bater nos animais, mas deixar o tempo selar essa amizade sempre observando para que não haja brigas e sempre com muito carinho.
No próximo post veremos como fazer a socialização entre gatos que é uma missão um pouco mais complicada, mas que vou relatar minha experiencia!
Por Dereck Camargo
Redes Sociais:
Comentários
Postar um comentário