Como fazer adaptação entre gatos!
A chegada de um novo gato em casa!
Neste post irei compartilhar com vocês minha experiência pessoal que não foi uma das metodologias adequadas para introduzir uma nova filhote junto com até então minha única gata "Sandy". No dia 17/12/2017 chega em casa uma filhote chamada Samantha "Jones" até então estávamos na intenção de adota-la, mas ainda não sabíamos o dia e nem estávamos preparados para recebe-la e de surpresa eis que chega em nossa casa numa tarde de domingo ela toda sapeca e linda. Claro que não havíamos preparado a recepção e muito menos preparado a rainha da casa Sandy para isso, sim foi a maior briga e muito ciúmes, afinal ela não conseguia aceitar uma outra gata em seu território
Quando percebemos que a treta estava se armando fui pesquisar em como introduzir um outro filhote e descobri que existe todo um preparo antes de receber o filhote, precisaria de um cantinho separado enfim outro dia eu posto a maneira ideal de se fazer isso. Ai pensei "E agora lasquei-me" estava com 2 gatas que se odiavam e estavam a ponto de brigar, o que faço ?
1- Com muita paciência e carinho acalme os ânimos.
Quem tem gato sabe o que é um gato furioso por isso a primeira coisa a fazer é acalma-los, aqui não tem receita porque cada gato é um gato e tem sua maneira de se acalmar e você precisa conhecer seu gato para isso, vá conversando e fazendo carinho, dando o que ele mais gosta, brincando com sua brincadeira preferida, etc...
2-Depois de relaxados hora de sentir o cheiro um do outro.
Como fazer isso sem briga? Simples utilize uma cobertinha para ele dormir e faça a troca nesse momento, ou então brinque, pegue e amasse-os e depois vai brincar com o outro com o cheiro da "traição" rsrs pode ser que eles fiquem bravos, mas é passageiro só tomem cuidado para não levarem uma arranhada. se eles ficarem bravos não force nada, não fica tacando o cheiro de outro gato no nariz dele. Agora pode ser que ele fique curioso e faça uma careta como essa:
3- Instigue a curiosidade!
Se ele fizer essa careta e não ficar nada estressado ai tente aproximar no meu caso ela ficou brava mesmo hahah mas depois que se acalmou fez a careta e eu tentei aproximação não deu certo ainda elas se estranharam e "riscaram fosforo" uma pra outra, mas eu persiste e o que eu fiz?? Esperei, esperei e esperei! Gente sério precisa ter muita paciência, só comecei a insistir em aproximação depois que ambas estavam mais calmas e "acostumadas" com a presença da outra.
4- Insistir na aproximação.
como disse depois de calmas ai sim insista na aproximação de modo seguro, no meu caso foi esperar ambas dormirem e aproximar uma com a outra aos poucos, digo aos poucos mesmo isso levou dias hahah quando elas acordavam estavam um pouquinho mais próximas, até que um dia pus uma do lado da outra e eles estavam "de boa". Quando senti confiança peque as duas no colo, mas vejam bem eu conhecia minhas gatas e sabia que não ia dar briga e ninguem ia sair machucados inclusive eu mesmo, mas é preciso tomar cuidado.
E o resultado de depois de uns 10 a 15 dias (não lembro ao certo) foi esse...
Por Dereck Camargo
Redes Sociais:
Comentários
Postar um comentário