Alimentos perigosos para nossos pets.

Quais os alimentos caseiros proibidos para cachorros?

Resultado de imagem para mão dando comida para cão"




Resultado de imagem para cachorro comendo doce
Para qualquer dono de cachorro é fundamental saber quais são os alimentos caseiros proibidos para eles. Muitas pessoas acreditam que não tem problema um petisco aqui e outro ali ou mesmo uma refeição completa de alimentos não indicados e isso pode colocar a saúde do animal em risco. Preparamos para você uma lista com alguns alimentos que temos em casa que não devem ser dados aos cães. Conheça quais são eles e quais riscos apresentam para o seu melhor amigo. 


Principais alimentos proibidos para cachorros

  • Laticínios: devido a baixa quantidade de lactase, enzima responsável para digestão do leite e derivados no organismo dos cães, esses animais tem uma baixa resistência aos alimentos que contém leite e os derivados, como iogurte, sorvete, queijos e outros. Esse tipo de componente pode resultar em náuseas, dores abdominais e diarreias.
  • Ossos: apesar de muito comum, dar ossos para alimentar o cão é uma prática bastante errônea, podendo colocar a vida do animal em risco. Isso porque ele pode não mastigar completamente o osso, e os restos do osso não triturados podem perfurar o estômago, esôfago ou intestino, além de poder machucar os dentes, língua e gengivas do pet. Todos os ossos são inadequados e os de galinha são os que apresentam maiores riscos de machucar o animal.
  • Carnes cruas: Outro costume prejudicial à saúde do animal é a ingestão de carnes cruas. Por não estarem cozidas elas tornam-se mais propensas a transmissão de bactérias, protozoários e verminoses. Clique aqui para saber mais sobre vermes de cachorros.
  • Chocolate: o chocolate, apesar de adorado pelos humanos, pode causar danos à saúde dos cachorros. Isso porque ele contém metilxantinas (teobromina e cafeína). Quanto mais escuro for o chocolate, maior a concentração destas substâncias e mais perigoso para o seu cão. No caso da teobromina, se ingerida em grandes quantidades pelo animal, os sintomas que irá causar são excitação, tremores, hipertensão, taquicardia, arritmias e incontinência urinária. A cafeína poderá causar taquicardia, taquipneia, tremores e convulsões. Outros sintomas que seu animal poderá apresentar se entrar em contato com essas substâncias serão diarreia, vômito, sede excessiva, náuseas e hipertermia (febre). Dependendo do tamanho do animal e da quantidade de chocolate ingerida, pode ocorre uma hemorragia intestinal que dificilmente é convertida, levando o animal à óbito.
  • Peixe cru: O consumo de peixe cru pelos cães pode ser fatal, pois antes de cozido o alimento pode conter bactérias que fazem mal à saúde do animal. Entre os sintomas comuns estão vômito, diarreia com sangue, perda de apetite, prostração, febre e aumento dos nódulos linfáticos. Além disso, peixes crus também podem conter espinhos e o cachorro pode acabar ingerindo.
  • Doces: Apesar de gostosos para o paladar humano, o consumo de doces pode afetar a saúde do pet. A substância xilitol, responsável pelo aumento de insulina no organismo, pode causar insuficiência hepática no caso de caninos. Além disso, eles são causadores de problemas como cáries e obesidade.
  • Abacate: Um dos alimentos mais perigosos para os cães é o abacate. O grande problema da fruta é a substância pepsina, altamente tóxica e que pode ser letal para cães. Também é contraindicada devido a gordura e açúcar, sendo fundamental evitar qualquer contato do animal com esse alimento.
  • Frutas com sementes: As sementes de algumas frutas, como da maçã, pêras, pêssegos, cerejas, damasco e ameixa são muito perigosas para os animais, pois contém cianeto que podem causar convulsões, problemas respiratórios, tonturas e choque. Além dessas, a uva também é muito perigosa, pois possui substâncias que podem provocar insuficiência renal e lesão hepática, podendo causar o óbito do animal.
Resultado de imagem para cão comendo cereja"
  • Macadâmia: Macadâmia e nozes em geral possuem uma toxina que pode ser fatal para pets, provocando convulsões, vômitos, fraqueza, tremores, dores abdominais, problemas musculares, digestivos e respiratórios, além de hipertermia. Alimentos que contenham essa noz, como cookies, devem ser mantidos fora do alcance dos cães.
  • Cafeína: A cafeína causa o estimulo do sistema nervoso e acelera os batimentos cardíacos podendo gerar sérios problemas de saúde para o pet. Pode ser encontrada no café, chás e outros alimentos. Outro sintoma relacionado é o vômito.
  • Bebidas alcoólicas: A ingestão de bebidas alcoólicas pelos cães é altamente contraindicada, visto que podem ocasionar diversos problemas de saúde para o pet, entre eles  coordenação motora, dificuldade respiratória, vômito, diarreia, alteração no sistema nervoso, pâncreas, rins e fígado. Mesmo umas lambidinhas já podem fazer mal, portanto, cuidado.
  • Batata não madura: batatas verdes e as suas folhas contém em excesso uma substância conhecida como solanina, que quando ingerida pelos cães, causa náusea, vômitos, febre, convulsões e problemas cardíacos.
Agora que você já conhece os alimentos caseiros proibidos para cães, já pode atentar-se mais à alimentação do seu pet para evitar a ingestão de qualquer um desses alimentos prejudiciais para a saúde dele.

Comentários

Postagens mais visitadas